Não venho de uma família musical como muitos artistas que conheço. Meu pai era policial militar e agricultor, minha mãe cuidava dos afazeres domésticos e fazia bordados. Meu irmão mais velho cantava e arranhava o violão, mas a música em si não fazia parte do cotidiano da casa. Mesmo assim, lembro de mim, ainda muito novo – tinha uns seis ou sete anos – já curioso com os compositores por trás das canções. Virava as capas dos LPs para ver se o cantor era também o autor da música.
Foi ali que descobri, cedo, que existiam compositores, figuras nem sempre valorizadas. É algo que a maioria das pessoas sequer percebe: há toda uma história por trás de cada música que ouvimos e isso passa batido. Muitas vezes o melhor ingrediente é posto de lado.
Mais tarde, quando comecei a aprender meus primeiros acordes, passava a acompanhar compositores que me chamavam a atenção, especialmente através de notícias de festivais. Esse ‘seguir’ era bem diferente do que conhecemos hoje, porque ainda estávamos no século XX, antes da internet. Significava estar atento ao que esses compositores produziam e onde poderiam chegar. Mas percebi, ao longo do tempo, que poucos compositores conseguem reconhecimento como artistas de palco.
Outro abismo que notei é a quantidade de canções que ficam fora do alcance do público. A maioria não sabe que há um vasto universo de músicas que nunca foram gravadas, e outras que, mesmo gravadas, jamais serão ouvidas pelo grande público.
Já há algum tempo, penso em como poderia ajudar outros a trilhar o caminho da composição. Dei e participei de workshops sobre o processo criativo e percebo que cada compositor tem uma abordagem única. Não existe um manual que forme compositores. Esse é um ofício que depende tanto do talento quanto da prática e da busca constante.
É isso que faremos aqui, vamos falar sobre COMO COMPOR COMO UM CRAQUE.
Próximo post – Quem pode ser compositor?
———
Sonekka é compositor, trafega em uma variedade grande de estilos. Possui mais de 2000 canções com uma variedade imensa de parceiros. Em festivais, participa menos do que gostaria pois divide o tempo com a profissão de estrategista digital. Acumula mais de 100 eventos como jurado nos últimos 20 anos. Também foi um dos mentores do Clube Caiubi de Compositores na primeira década dos anos 2000, chegando a agregar mais de 8000 compositores e eventos frequentes. Foi gravado por Luiza Possi, Nilson Chaves, Vicente Barreto, Sá e Guarabyra dentre muitos da cena independente.