Campo Harmônico

campo harmonicoi

– Sonekka e Alexandre Lemos

Este é um blog em que a gente não quer ensinar a reinventar a roda mas, queremos oferecer o maior número de elementos que compõem uma peça musical, uma composição, de uma maneira desembaraçada e coloquial de modo que, mesmo o iniciante, consiga assimilar o conteúdo para que use no desenvolvimento das suas músicas, das suas canções e quem sabe lá na frente, ganhar dinheiro com isso, tendo músicas que sejam gravadas por artistas reconhecidos. Enfim, que você possa ser feliz fazendo canção.

Nesta postagem, vamos tratar de campo harmônico.

Logo de início tratamos de solfejo, que é aquela técnica criativa em que assoviamos a melodia de uma canção.
O solfejo aborda principalmente a melodia, embora nem sempre, não tão raro embora, menos útil na composição o solfejo da harmonia.

A melodia obrigatoriamente recebe a harmonia para que se torne uma composição. É na harmonia é que entra a noção de campo harmônico, aliás é extremamente útil o conhecimento mesmo que superficial de campo harmônico.
Quem sou eu para ficar ensinando teoria musical, mas o campo harmônico é muito fácil de compreender se você pegar uma tonalidade específica. São 7 notas musicais – dó, ré, mi, fá, sol, lá e si-, se você souber que cada nota musical dessa tem um acorde correspondente dentro, então você tem um campo harmônico em mãos para combinar e recombinar à vontade na hora de criar.

Cada nota musical dessas tem um acorde, o conjunto desses acordes é um campo harmônico.
Com os acordes de um campo harmônico você consegue compor qualquer canção.

Vamos desapegar de estilos, qualquer canção que eu digo é porque 90% das canções brasileiras e internacionais são construídas utilizando acordes dentro de um mesmo campo harmônico. A sequência desses acordes é que é uma cadência, o encadeamento.

A sequência dos acordes que é o que forma a harmonia da canção. Vamos nos limitar só ao campo harmônico, por enquanto.

vou pegar o exemplo de dó que é o que eu vou falar, os acordes são compostos, sem entrar muito no mérito de teoria musical, eles são compostos basicamente por tríades. Essas tríades são formadas pelo primeiro grau que na escala de dó seria dó, terceiro grau seria mi, nota: no acorde de dó maior o mi está aqui, o sol já está aqui na sequência que é o quinto grau. Primeiro, terceiro, quinto grau, acorde dó maior.

Se você fizer isso para todas as notas que vêm na sequência: ‘’ dó, ré, mi, fá, sol, lá, si”, você vai ter um campo harmônico.

No caso, o campo harmônico de dó que eu vou mostrar e que dá pra fazer um monte de canções fica: dó, ré menor, mi menor, fá, sol, lá, si, mi diminuto”, esse acorde acidentado que é o mi diminuto faz parte do campo harmônico, ao contrário do diminuto que não faz parte do campo harmônico, mas a gente usa muito em canção, mas isso eu vou ensinar numa outra aula.

Quando você buscar acordes em outros campos harmônicos, ao abrir acordes, decorando a tabelinha que está na tela, onde você tem o campo harmônico para todas as tonalidades musicais, você vai conseguir ter uma bagagem ótima para seguir adiante com o curso.

Bom, e como um curso de composição musical é basicamente a união das peças de um quebra cabeça, união das aulas, você vai lembrar que na primeira aula eu falei de solfejo, que é a melodia. O campo harmônico vai te dar os acordes para que você possa cifrar aquele solfejo, aquela melodia e formar a harmonia, e então você já tem a melodia solfejada e a harmonia. Usando os acordes do campo harmônico você já tem um grande elemento de canção. Fique bem atento a esses dois elementos que são os principais, unindo-se a tempo e compasso, você tem o material básico para você fazer qualquer canção, o que vem a seguir só são técnicas que enriquecem qualquer composição. Valeu!

Campo Harmônico na canção popular

Esse capítulo é um capítulo um pouco pitoresco, ele não atende todo mundo, ele requer um pouco de atenção para o que eu vou falar. Campo harmônico na canção popular: 90% das canções são construídas dentro de um único campo harmônico.

Há exceções: quando a pessoa muda de tonalidades, quando a pessoa empresta acordes de outro campo harmônico… Existem mil loucuras, você é absolutamente livre pra compor, mas 90% das situações você vai compor dentro de um campo harmônico, então para quem não foi muito longe no conservatório musical ou que aprendeu de ouvido, não percebeu as peculiaridades do que é um campo harmônico ainda, essa aula é para dar o básico do básico do campo harmônico.

Eu mesmo, 90% das minhas músicas são feitas dentro de um mesmo campo harmônico. Como se constrói um campo harmônico? Vamos pegar 7 notinhas musicais básicas partindo do “dó, ré, mi, fá, sol, lá, si”, se eu pegar essas 7 notas e criar uns sete acordes eu tenho 7 acordes do campo harmônico de dó.

Geralmente ele começa com a tônica: o ‘’dó maior’’ e ele é montado com base na teoria das tríades que é formado pela tônica dó. O terceiro grau que é o mi e o sol que é o quinto grau. Se você lembrar do primeiro, terceiro e quinto grau e fizer isso com todas as notas da sua escala, em qualquer tonalidade da música você vai obter o mesmo resultado que eu vou mostrar se eu pegar o campo harmônico de dó para mostrar para vocês o exemplo de que com “dó, ré, mi, fá, sol, lá ,si”, eu tenho um campo harmônico que eu consigo criar 90 % das canções, ficaria algo mais ou menos assim: ‘’dó, ré menor, mi menor, fá maior, sol maior, lá, si meio diminuto.

Os acidentes em questão eu não vou explicar aqui por que se não a gente entra em um ‘’tecniquês’’ absoluto. O que você precisa lembrar na hora de construir os acordes é o que você vai memorizar na tabelinha que eu vou colocar na tela agora. Essa tabela possui todos os campos harmônicos dos tons maiores das canções. Existe o campo harmônico das tonalidades menores também, mas isso ou você estudou teoria musical ou você estudou de ouvido ou aprendeu so o básico do instrumento. Se você decorar esses acordes básicos e um conjuntinho simples – aliás, se você decorar apenas um campo harmônico e sair fazendo todas as canções no mesmo campo harmônico ela vai mudar, ela vai transpor de tom de acordo com a tessitura vocal de quem for cantar a música e não altera em nada a nossa lei-. Um campo harmônico consegue construir 90% das canções de sucesso, decorou isso e você está livre para ser feliz porque aí vem a outra aula que é cadência onde eu vou falar do encadeamento dos acordes e então tudo vai fazer sentido.

Se eu pegar uma música e alternar os acordes, fiz uma sequência, lembra? “Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si” *tocando* ou se quiser mudar a construção dos acordes, “dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, mi diminuto” *tocando*, beleza! Não vamos falar de construção de acordes não, vamos falar de teoria musical do porquê são esses acordes, porque o básico, você já aprendeu, com 7 notas musicais você consegue solfejar quase todas as músicas. Não vamos falar dos acidentes dos acordes compostos por enquanto, mas você precisa memorizar bem o campo harmônico pois quando você chegar na aula de cadência e encadeamento dos acordes, onde eu vou começar a misturar esses acordes todos para criar uma canção que eu solfejei, que era assunto da nossa aula, você vai entender tudo.

Beleza, vamos embora, essa foi um papo de campo harmônico, o básico do básico. Campo harmônico depende de outras explicações que vão permear em outras normas. Por enquanto seu treinamento é memorizar a tabela de acordes e cifrar o seu solfejo, você solfejou a música qualqueer no começo do texto? vamos tentar colocar os acordes, dar harmonia naquela melodia que é o solfejo. Melodia mais harmonia você já tem uma peça musical, juntou a letra você tem uma canção. A conta é simples é só fechar o quebra cabeça todo, valeu? Até a próxima!