Hoje temos o álbum À Vontade (independente), o primeiro de Mirceia Jordana. Aos 25
anos, natural de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina (BA), seu trabalho autoral e
pleno de recursos sugere que o caminho está aberto para que logo ela tenha o seu talento
reconhecido pelos que amam a boa música.
Eis algumas das oito faixas.
“Cravo e Canela”: a percussão embala a intro. O couro come. O ritmo é
inquieto. Realçada pela dicção de Mirceia, a letra vem aos borbotões, intercalada por
intervenções de seus vocalises. Embalado pelo shaabi (ritmo egípcio tradicionalmente
tocado no pandeiro, aqui adaptado à conga), o arranjo destaca a afro-baianidade que
vem da voz de uma cantora que traz em si o poder de se fazer virtuosa por seus
desígnios musicais. Bela abertura de tampa para um ofício que se expressa promissor.
“Gosto da Palavra”: a seguir, a pegada arrefece, embora o ritmo se mostre
presente de forma acesa. Com apenas três notas, o violão se destaca no arranjo
instrumental. A partir daí, Mirceia demonstra objetividade musical, traduzida em
interpretação personalíssima. Afinada, ela canta com intensidade que deságua em versos
a quem declara amor.
“Bandeja”: o xote rola a partir da instrumentação clássica de forró, com
zabumba, sanfona, triângulo, baixo, violão, bateria e uma flauta transversal.
Aconchegada à pisada, Mirceia se mostra apta a viajar nas linguagens que lhes são
familiares. A moça é competente.
“Não Tem Canção” é um bolero que Mirceia compôs inspirada em “Bolero de
Satã”, de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro. O trompete complementa o arranjo com um
solo admirável. A letra propaga romantismo, ao qual Mirceia se entrega, demonstrando
seu ecletismo vocal e composicional.
“A Cada Sol Brilhante” é um bonito tema instrumental, baseado em
composições de Milton Nascimento. A melodia vem pelo duo da voz de Mirceia com a
flauta, com contrapontos do clarinete.
“Pulsão de Vida” traz um vocalise que realça a melodia. Abrilhantando ainda
mais o arranjo, vem o som cativante do flugelhorn. Finalizando, ouve-se um coro…
Nada melhor para finalizar o belo trabalho coletivo do que reunir as vozes dos
que geraram com Mirceia Jordana a personalidade musical de seu álbum.
Aquiles Rique Reis
Nossos protetores nunca desistem de nós.
Ficha técnica: Composições: Mirceia Jordana; produção musical, mixagem e
masterização: Thiagu Machado; arranjos: Thiagu Machado, Mirceia Jordana e Joaquim
Izaias; violão e guitarra: Thiagu Machado; baixo: Joaquim Izaias; clarinete: Jarder
Jardineiro; percussão: Cassiano Alexandrino; flauta transversal: Clara Solano; bateria:
Jackson Menezes; bateria: Uirá Nogueira (somente em “Bandeja”); teclado: Ícaro
Santiago; sanfona: Márcio Melgaço; guitarra baiana: Marcos Stress; naipe Afronaipe de
sopros: trompete: Davi Ribeiro; flugelhorn: Davi Brito; fotografia: Clara Solano; capa:
Antonio Lucas Bastos.
Ouvir o álbum:
https://open.spotify.com/intl-
pt/album/7dBNd3y7mqtKA0jx5ofUVL?si=ysTszzJUSu60OW8GwOdh8w